Pular para o conteúdo principal

Principais Uvas Viníferas - Brancas


Principais uvas viníferas – Brancas


O baixo consumo de vinhos brancos em um país de clima, quase que totalmente, tropical intriga os produtores estrangeiros, uma vez que estes estão habituados a apreciarem caldos dourados e esverdeados, durante os dias mais quentes em seus países. Nossa atual aversão a esse tipo de vinho remonta à década de 80 quando vinhos brancos alemães, de qualidade duvidosa, comercializados nas famosas garrafas azuis, dominavam o mercado de vinhos, deixando como herança a imagem de que vinho bom é somente o vinho tinto.

A verdade é que, atualmente no Brasil, existem inúmeras opções disponíveis, nas mais variadas faixas de preço, de vinhos brancos de excepcional qualidade. Seus estilos também podem variar, desde brancos doces e licorosos até secos e muito encorpados, passando por vinhos frescos e alegres, que combinam perfeitamente com a personalidade do povo brasileiro, ao contrário dos sérios e introspectivos tintos, em sua maioria.

Abaixo listo as principais uvas brancas encontradas nos vinhos por aqui comercializados.

A Chardonnay é a uva branca clássica mais difundida pelo mundo, por sua adaptabilidade tanto a climas como a solos, dos mais variados tipos. Porém, é na Borgonha, mais especificamente na Côte de Beaune, que atinge seu mais alto nível, dando origem a vinhos memoráveis como, Meursault, Montrachet, Corton-Charlemagne e Chablis, entre outros. Nos demais países destacam a Califórnia (EUA), Austrália, Chile, Argentina, África do Sul, Brasil. As características principais dos vinhos feitos com Chardonnay são maciez, bom corpo, bem frutados e muito receptivos ao contato com a madeira. Sua gama de aromas inclui frutas brancas, com notas de maçã, pera, abacaxi, pêssego, damasco, entre outras, mel, cera, manteiga, baunilha, especiarias, pelo queimado, minerais, lã molhada, caramelo etc.

Já os vinhos feitos com a Sauvignon Blanc são muito apreciados pelo incrível frescor, oriundo de sua grande acidez. São mais leves que o Chardonnay e possuem um inconfundível caráter herbáceo. As regiões clássicas na França são: Vale do Loire (Pouilly-Fumé e Sancerre) e Bordeaux compondo cortes com a Sémillon nos brancos secos e na região de Sauternes com os grandes vinhos doces. A grande sensação do novo mundo é a Nova Zelândia, mas também é muito produzido em países como, Chile, Argentina, Brasil, África do Sul e Califórnia. Seus aromas remetem a frutas frescas e cítricas, com notas de limão, pera e maçã, além do inconfundível toque herbáceo com aromas de sálvia, manjericão, arruda, grama cortada, alecrim, entre outros. Completam seu buque, aspectos minerais (pedra de isqueiro), groselha branca, aspargos e controverso aroma de urina de gato.

Para muitos a Riesling é a uva mais elegante entre as brancas, com grande personalidade e longevidade. Difícil de ser cultivada em outros países, fora da Alemanha e Alsácia, região francesa limítrofe entre os dois países. Gera desde vinhos secos até grandes brancos doces, porém, normalmente não aceita envelhecimento em carvalho. Seus vinhos são medianamente encorpados e geralmente com ótima acidez, o que garante longo tempo de guarda. Sua gama de aromas inclui notas de maça, maracujá, laranja, aromas florais, mel, especiarias, marmelo e um toque único petrolizado remetendo a querosene.

A Chenin Blanc é uma cepa de alta acidez e grande potencial de longevidade com alguns exemplares chegando com vitalidade aos 50 anos. Sua região é o Vale do Loire, com vinhos desde secos, espumantes até os grandes doces, que rivalizam com os mais reputados Sauternes. Seu grande problema é a vulnerabilidade quanto ao clima, pois deve haver uma perfeita maturação da uva, impedindo assim que haja grandes destaques em outros países, por enquanto, mas aqui no Brasil é bastante utilizada nos espumantes da região da serra gaúcha.

Gewurztraminer é uma variedade extremamente aromática, que atinge seu apogeu na região da Alsácia. Seu escopo de vinhos vai desde secos, até grandes vinhos doces e longevos. Seu grande problema é a baixa acidez, por conta disso é comumente cortada com outras uvas. Sua nota aromática mais característica remete a lichias e seus sabores levemente adocicados combinam muito bem com pratos agridoces, notavelmente a cozinha tailandesa.

A Sémillon é a principal uva dos Bordeaux brancos, tanto dos secos, como dos doces. Participa do corte bordalês branco com a Sauvignon Blanc, dando corpo, untuosidade e longevidade ao vinho. Como varietal, produz um vinho único no Vale do Hunter na Austrália, de singular personalidade e incrível longevidade, sem contato com a madeira e ganhou, também muito destaque na África do Sul.

Por fim, não menos importante, destaco a uva Moscatel. Ficou muito conhecida no Brasil por conta dos premiados espumantes feitos com o método Asti na serra Gaúcha, mas produz grande vinhos em diversas regiões do mundo, sendo em sua maioria vinhos doces. A grande verdade é que existem diversas uvas com o nome de moscatel ou moscato, todas pertencente a mesma família de videiras, que é muito antiga e que provavelmente teve sua origem no antigo Egito. Vale frisar que dentro da família das moscatos existem também variedades com cascas rosas e escuras, daí a origem de alguns moscateis roses. Outros vinhos famosos feitos com a uva moscatel são: Moscato D’Asti, Moscatel de Setúbal, Passito di Pantelleria e o Muscat de Rivesaltes.

KAYE YAMAMOTO DE OLIVEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa?

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa? Se você é brasileiro, já sabe bem que a natureza do nosso povo é gostar de festas! Se você não é brasileiro, provavelmente sabe disso também. Nós temos esse gosto em celebrar conquistas, amizades, uniões, dias de sol e até noites gostosas, ou seja, nós gostamos mesmo é de encontrar motivos para festejar. E normalmente, essas celebrações são compostas de muita bebida alcoólica.                         Se perguntarmos o que mais consumimos em festas, rapidamente teremos como resposta cervejas, drinks e coquetéis, mas recentemente está crescendo bastante o consumo de vinhos e espumantes, não só em festas grandes, como também em pequenas reuniões e até mesmo em churrascos. Antigamente, o vinho era a bebida de Dionísio, deus das festas e celebrações, passando depois a ser produzido em diversos países e com outros diversos métodos e uvas. E é por isso que, para escolher a quantidade certa, é preciso levar em

UMA INUNDAÇÃO DE VINHOS

          Nas últimas semanas recebemos uma boa seleção de novos rótulos da região de Bordeaux. Uma ótima adição ao nosso portfólio, uma vez que Bordeaux é a região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo e é muito famosa dentre os apreciadores. Seu nome é reconhecido até mesmo por quem não é grande consumidor da bebida de Bacco e causa um impacto muito positivo quando servido em um jantar ou uma festa.      Além da qualidade de seus vinhos, a importância econômica da região de Bordeaux é absurda. Com quase o mesmo tamanho do município de São José do Campos, essa região no Sudoeste francês produz cerca de 600 milhões de garrafas de vinho por ano, resultando em uma indústria de mais de 4 bilhões de euros de faturamento. Somente as vendas de vinhos, vale salientar que a região têm diversas outras indústrias, incluindo o setor aeroespacial com grandes fábricas da Airbus, geram um PIB maior que o do rico munícipio de São José dos Campos, famoso por sua indústria aeronáutica com as f

Diferenças entre os espumantes.

ESpumanteS Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne! Com essa afirmação vamos falar sobre algumas diferenças básicas entre os espumantes produzidos ao redor do mundo. Os espumantes, são vinhos onde o gás carbônico, resultante da fermentação do mosto é engarrafado junto com o líquido. Normalmente, além da fermentação normal, estes vinhos passam por uma segunda fermentação, que pode ser na garrafa (Método Champenoise) ou em grandes recipientes (Método Charmat), para que o gás carbônico seja aprisionado. A história dos espumantes começa por acaso, quando monges beneditinos da França, no final do século XVI, engarrafaram seus vinhos antes destes completarem totalmente sua fermentação e isso fez com que as leveduras continuassem a produzir gás carbônico dentro da garrafa fazendo com que as garrafas explodissem e as rolhas pulassem e por isso esse vinho ganhou o apelido de vinho do diabo. Com o passar do tempo, garrafas mais resistentes foram