Pular para o conteúdo principal

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa?


Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa?




Se você é brasileiro, já sabe bem que a natureza do nosso povo é gostar de festas! Se você não é brasileiro, provavelmente sabe disso também. Nós temos esse gosto em celebrar conquistas, amizades, uniões, dias de sol e até noites gostosas, ou seja, nós gostamos mesmo é de encontrar motivos para festejar. E normalmente, essas celebrações são compostas de muita bebida alcoólica.
           
            Se perguntarmos o que mais consumimos em festas, rapidamente teremos como resposta cervejas, drinks e coquetéis, mas recentemente está crescendo bastante o consumo de vinhos e espumantes, não só em festas grandes, como também em pequenas reuniões e até mesmo em churrascos.

Antigamente, o vinho era a bebida de Dionísio, deus das festas e celebrações, passando depois a ser produzido em diversos países e com outros diversos métodos e uvas. E é por isso que, para escolher a quantidade certa, é preciso levar em conta o tipo de vinho que iremos comprar.

Por ser algo que ainda não estamos acostumados, continua sendo um desafio para muitas pessoas saber qual a quantidade ideal para ser comprada (ainda mais em tempos de crise). O que queremos é não cometer a gafe de deixar faltar vinho para nossos convidados, mas que também a gente não tenha gasto dinheiro à toa, comprando muito mais do que vamos consumir.

            Parece simples, mas temos uma série de fatores que influenciam no cálculo, como a estação do ano (e temperatura) em que será a festa, o horário, o motivo da celebração, o local, o número de convidados, a variedade de bebidas, se será harmonizado com os pratos ou para a festa inteira, e principalmente, o fator mais importante, qual o perfil dos anfitriões e convidados do evento. Conhecer bem as características das pessoas que participarão da festa é o ingrediente fundamental para que essa conta chegue mais perto da realidade.
           
Certo! Mas e quanto aos vinhos? Qual são os tipos?

Espumante

O espumante é o tipo mais lembrado para festas, principalmente em casamentos. E essa tradição surgiu com os Champagnes (espumantes produzidos na região de mesmo nome, na França) que começaram a ser utilizadas nas coroações dos reis franceses, fazendo com todo mundo quisesse ter em sua festa um pouquinho de realeza. E como os espumantes são frescos e versáteis, eles podem ser utilizados facilmente como um coringa nas festas, sendo servidos do início ao fim do evento. Então aqui já temos um detalhe muito importante: O tempo de festa em que o espumante será servido.
·         Somente no brinde: Normalmente para um brinde, cada convidado consumirá cerca de 70ml de espumante, mas esse número pode variar para cima ou para baixo, de acordo com o tamanho das taças e a “mão” de quem está servindo. Nesse caso uma garrafa de tamanho padrão (750ml) servirá em torno de 11 convidados.
·         Do início ao fim do evento: Se o espumante for utilizado durante toda a festa, uma garrafa irá servir em torno de 4 convidados, podendo chegar a 3 ou 2 se a festa ocorrer em períodos muito quentes.
Mas também é muito importante saber a variedade de outras bebidas que estejam sendo servidas na mesma festa, pois quanto maior seu número, a quantidade de vinhos tende a diminuir. Afinal, sabemos que os drinks variados, cervejas e destilados têm bastante atenção do pessoal, principalmente dos mais jovem.

Vinhos brancos e rosés

Vamos falar agora sobre os vinhos brancos e rosés, Esses vinhos, geralmente, são utilizados em festas e confraternizações com um número de convidados menor, como uma recepção para familiares, churrascos à beira da piscina ou mini weedings.
·         Do início ao fim do evento: Quando o vinho branco ou o vinho rosé for utilizado como aperitivo ao longo de toda a festa, o cálculo feito é cerca de uma garrafa para cada 4 convidados.
·         Somente como acompanhamento do prato: Se esta opção for utilizada somente para acompanhar um prato específico, ou na recepção dos convidados, uma garrafa servirá até 7 convidados, pois é provável que outro vinho o substituirá em seguida.

Vinho tinto

Quando buscamos um vinho para o dia a dia, seja em encontros românticos ou reuniões casuais entre amigos, nós, brasileiros, temos o hábito de optar pelo vinho tinto.  Mas não temos muito esse hábito quando o assunto é festas, pois o vinho tinto geralmente é utilizado apena para acompanhar o jantar. Por ter aquele ar mais sofisticado e com um sabor mais intenso, ele se torna a bebida ideal para acompanhar pratos mais requintados.

·        Somente como acompanhamento do prato: Para acompanhar um jantar, utilizamos cerca de 150ml de vinho tinto por prato. Se for servido somente um prato quente, o mais adequado é aumentar um pouco a quantidade por pessoa, para poder repor, caso alguém queira. Seguindo esse pensamento, a quantidade de vinho tinto à ser servido em uma festa é cerca de uma garrafa para 4 convidados.

Vinho de sobremesa

Um pouco menos conhecido nas nossas festas, estão os vinhos chamados de licorosos ou vinho de sobremesa. Com garrafas menores, com o volume variando entre 375ml e 500ml, esse tipo de vinho tem uma grande quantidade de açúcar residual, sendo perfeito para acompanhar bolos e sobremesas a base de frutas ou de chocolate. Ou até mesmo servido como a própria sobremesa.
·        Como a quantidade servida é pequena, basta 40ml ou 50ml por pessoa. Sendo assim, uma garrafa de vinho de sobremesa serve até 10 convidados e com certeza agregará muito requinte e sofisticação à festa.

E lembre-se, quanto maior os tipos de bebidas servidas em um evento, sendo elas vinhos ou não, mais complexo será para definir o número de convidados que serão atendidos, pois não temos como saber se o convidado irá preferir a bebida A ou a bebida B. Desta forma, recomendamos ao anfitrião que compre uma quantidade similar de cada produto. Assim, caso seus convidados gostem e consumam mais determinada bebida, não irá faltar para ninguém. E fica como dica: Quanto menos opções forem oferecidas, mais fácil será para definir a quantidade ideal e menos será o gasto e desperdício. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA INUNDAÇÃO DE VINHOS

          Nas últimas semanas recebemos uma boa seleção de novos rótulos da região de Bordeaux. Uma ótima adição ao nosso portfólio, uma vez que Bordeaux é a região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo e é muito famosa dentre os apreciadores. Seu nome é reconhecido até mesmo por quem não é grande consumidor da bebida de Bacco e causa um impacto muito positivo quando servido em um jantar ou uma festa.      Além da qualidade de seus vinhos, a importância econômica da região de Bordeaux é absurda. Com quase o mesmo tamanho do município de São José do Campos, essa região no Sudoeste francês produz cerca de 600 milhões de garrafas de vinho por ano, resultando em uma indústria de mais de 4 bilhões de euros de faturamento. Somente as vendas de vinhos, vale salientar que a região têm diversas outras indústrias, incluindo o setor aeroespacial com grandes fábricas da Airbus, geram um PIB maior que o do rico munícipio de São José dos Campos, famoso por sua indústria aeronáutica com as f

Diferenças entre os espumantes.

ESpumanteS Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne! Com essa afirmação vamos falar sobre algumas diferenças básicas entre os espumantes produzidos ao redor do mundo. Os espumantes, são vinhos onde o gás carbônico, resultante da fermentação do mosto é engarrafado junto com o líquido. Normalmente, além da fermentação normal, estes vinhos passam por uma segunda fermentação, que pode ser na garrafa (Método Champenoise) ou em grandes recipientes (Método Charmat), para que o gás carbônico seja aprisionado. A história dos espumantes começa por acaso, quando monges beneditinos da França, no final do século XVI, engarrafaram seus vinhos antes destes completarem totalmente sua fermentação e isso fez com que as leveduras continuassem a produzir gás carbônico dentro da garrafa fazendo com que as garrafas explodissem e as rolhas pulassem e por isso esse vinho ganhou o apelido de vinho do diabo. Com o passar do tempo, garrafas mais resistentes foram