Pular para o conteúdo principal

A Magia das Taças!

A Magia das taças.



Mais do que simplesmente saciar uma necessidade, degustar um vinho ou qualquer outra bebida é a busca por um prazer maior e quando o fazemos em uma taça, especialmente criada para esse fim, nosso prazer é multiplicado exponencialmente. Para muitas pessoas, usar uma taça adequada pode parecer uma frescura desnecessária, reservada somente aos entendidos da bebida, mas como um bom colchão pode tornar sua noite de sono mais agradável, um copo correto pode amplificar os sabores e aromas de um vinho, tornando-o ainda mais agradável.

Uma boa taça de vinhos precisar ser de material translúcido, possibilitando assim a apreciação das cores e características visuais dos vinhos. O cristal é mais indicado que o vidro, por ser mais leve e apresentar maior porosidade, proporcionado assim, aliado a um bojo grande que permita um maior contato do ar com o vinho, a quebra e volatilização das moléculas de aromas. É importante também que a taça tenha uma base sólida para o apoio e uma haste longa que permita a agitação do vinho bem como evite o contato das mãos com o bojo para que o líquido não esquente.

Embora os outros itens sejam muito importantes, é o formato da borda da taça que mais diferencia um modelo do outro. A boca humana consegue, basicamente, sentir quatro sabores: doce, salgado, azedo e amargo, cada qual com receptores específicos em determinados locais da boca e é para onde a borda da taça direciona o vinho que transforma um simples gole em um prazeroso momento de degustação.

Atualmente são mais de 400 modelos somente de um fabricante e como é pouco provável que uma pessoa comum tenha em casa tantos tipos de copos, o ideal é que se tenha ao menos o modelo específico para o tipo de vinho que mais se consome em seu dia-a-dia ou os quatro modelos básicos: vinho branco, vinho tinto encorpado (Bordeaux) vinho tinto leve (Borgonha) e espumante (Flûte).

A taça de vinho branco, deve ter um volume menor e uma haste longa, evitando assim que o vinho dentro dela esquente rapidamente pela troca de calor das mãos e do ambiente. A borda deve ser estreita e o bojo mais fechado direcionando o vinho do centro para as laterais da língua, permitindo a melhor percepção do equilíbrio entre acidez e notas frutadas.,

As taças Bordeaux foram concebidas para o serviço de vinhos tintos mais encorpados e com muitos taninos. Indicada principalmente os vinhos feitos da uva Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere, Tannat entre outras, tem o bojo grande e a borda fechada para concentrar os aromas e direcionar os vinhos para a ponta da língua, permitindo assim que os aromas frutados dominem a boca antes que os taninos amargos preencham a parte de trás da boca.

Já os vinhos tintos mais leves, notavelmente os feitos com as uvas Pinot Noir, pedem uma taça similar ao modelo Borgonha com um formato balão, ou seja, com um bojo muito grande, para que haja maior contato com o ar e consequentemente que seu buque se libere mais rápido. Esse tipo de taça direciona o vinho para as laterais da língua onde sentimos o sabor ácido que confere frescor aos vinhos.

Para os espumantes de uma forma em geral, a taça mais indicada é o modelo Flûte, flauta em francês. Essa taça permite a observação e a liberação das borbulhas do espumante, bem como ajuda preservar sua temperatura que sempre deve ser baixa. A borda estreita direciona os aromas para o nariz e o líquido para as partes do palato que reconhecem a textura cremosa bem como evidenciam o frescor deles.

Por fim, a ausência de uma taça perfeita não deve ser um motivo para não se degustar um bom vinho ou espumante, mas se o objetivo for saborear o máximo que essa bebida incrível pode oferecer, um pequeno investimento (atualmente existem boas taças com preços bem acessíveis) pode fazer toda a diferença.

KAYE YAMAMOTO DE OLIVEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa?

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa? Se você é brasileiro, já sabe bem que a natureza do nosso povo é gostar de festas! Se você não é brasileiro, provavelmente sabe disso também. Nós temos esse gosto em celebrar conquistas, amizades, uniões, dias de sol e até noites gostosas, ou seja, nós gostamos mesmo é de encontrar motivos para festejar. E normalmente, essas celebrações são compostas de muita bebida alcoólica.                         Se perguntarmos o que mais consumimos em festas, rapidamente teremos como resposta cervejas, drinks e coquetéis, mas recentemente está crescendo bastante o consumo de vinhos e espumantes, não só em festas grandes, como também em pequenas reuniões e até mesmo em churrascos. Antigamente, o vinho era a bebida de Dionísio, deus das festas e celebrações, passando depois a ser produzido em diversos países e com outros diversos métodos e uvas. E é por isso que, para escolher a quantidade certa, é preciso levar em

UMA INUNDAÇÃO DE VINHOS

          Nas últimas semanas recebemos uma boa seleção de novos rótulos da região de Bordeaux. Uma ótima adição ao nosso portfólio, uma vez que Bordeaux é a região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo e é muito famosa dentre os apreciadores. Seu nome é reconhecido até mesmo por quem não é grande consumidor da bebida de Bacco e causa um impacto muito positivo quando servido em um jantar ou uma festa.      Além da qualidade de seus vinhos, a importância econômica da região de Bordeaux é absurda. Com quase o mesmo tamanho do município de São José do Campos, essa região no Sudoeste francês produz cerca de 600 milhões de garrafas de vinho por ano, resultando em uma indústria de mais de 4 bilhões de euros de faturamento. Somente as vendas de vinhos, vale salientar que a região têm diversas outras indústrias, incluindo o setor aeroespacial com grandes fábricas da Airbus, geram um PIB maior que o do rico munícipio de São José dos Campos, famoso por sua indústria aeronáutica com as f

Diferenças entre os espumantes.

ESpumanteS Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne! Com essa afirmação vamos falar sobre algumas diferenças básicas entre os espumantes produzidos ao redor do mundo. Os espumantes, são vinhos onde o gás carbônico, resultante da fermentação do mosto é engarrafado junto com o líquido. Normalmente, além da fermentação normal, estes vinhos passam por uma segunda fermentação, que pode ser na garrafa (Método Champenoise) ou em grandes recipientes (Método Charmat), para que o gás carbônico seja aprisionado. A história dos espumantes começa por acaso, quando monges beneditinos da França, no final do século XVI, engarrafaram seus vinhos antes destes completarem totalmente sua fermentação e isso fez com que as leveduras continuassem a produzir gás carbônico dentro da garrafa fazendo com que as garrafas explodissem e as rolhas pulassem e por isso esse vinho ganhou o apelido de vinho do diabo. Com o passar do tempo, garrafas mais resistentes foram