Pular para o conteúdo principal

Vinho do Porto Quinta do Portal Fine Tawny

A cultura da vinha no Douro, a primeira Região Demarcada do Mundo, perde-se na memória do tempo. A Quinta do Portal é produtora de Vinhos do Porto no vale do rio Pinhão há mais de 100 anos, mas a sua presença na Região do Douro faz-se sentir pelo menos desde 1477, quando o rei D. Afonso V concede a comenda de Oliveira, em Riba de Douro, ao nobre D. Afonso de Mansilha.

Situada no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do rio Douro, rodeada de montanhas que lhe dão características particulares, a região estende-se por uma área total de 250.000ha, estando dividida em três sub-regiões naturalmente distintas. A Quinta do Portal possui as suas propriedades na sub-região do Cima-Corgo, que se tem manifestado muito equilibrada no que toca à resistência das alterações climáticas. Com 5 propriedades, Quinta do Portal, Quinta do Confradeiro, Quinta dos Muros, Quinta da Abelheira e Quinta das Manuelas, possui uma área útil total de vinha de cerca de 100ha, que dadas as diversas altitudes, exposições e diferentes castas, geram a excelência da matéria-prima (uva) destinada aos vários vinhos elaborados.

Seu know-how incorpora assim, várias gerações de pessoas que se dedicaram apaixonadamente à criação de Vinhos do Porto, proporcionando a todos o singular prazer de beber da história de uma região. Seus vinhos do Porto caracterizam-se pela sua elegância, bem como pela sua acessibilidade ou facilidade de beber.

Quinta do portal fine tawny porto
CWSA – Medalha de Prata
País/ Região: Portugal / Douro

Produtor: Quinta do Portal

Castas: Castas Tradicionais da Região Demarcada do Douro, tais como Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Touriga Nacional.

Envelhecimento: O lote envelhece por cerca de 3 anos em toneis de carvalho.

Cor: Cor aloirada.

Aroma: Apresenta um aroma intenso frutado e apelativo. Aromas que denunciam os grandes Portos, aromas espirituosos, aromas de frutos secos e torrefacção, bem como especiarias.

Paladar: Macio na boca e levemente adocicado, realça no final os sinais do envelhecimento em cascos de carvalho.

Harmonização: Muito apreciado como aperitivo quando servido entre 12 e 14ºC a acompanhar, por exemplo, azeitonas e amêndoas salgadas. Pode ainda ser consumido como vinho de sobremesa ou mesmo digestivo. Combinação clássica para um doce de ovos como pasteis de Belém.

Volume: 750ml


Teor Alcoólico: 19,5%

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa?

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa? Se você é brasileiro, já sabe bem que a natureza do nosso povo é gostar de festas! Se você não é brasileiro, provavelmente sabe disso também. Nós temos esse gosto em celebrar conquistas, amizades, uniões, dias de sol e até noites gostosas, ou seja, nós gostamos mesmo é de encontrar motivos para festejar. E normalmente, essas celebrações são compostas de muita bebida alcoólica.                         Se perguntarmos o que mais consumimos em festas, rapidamente teremos como resposta cervejas, drinks e coquetéis, mas recentemente está crescendo bastante o consumo de vinhos e espumantes, não só em festas grandes, como também em pequenas reuniões e até mesmo em churrascos. Antigamente, o vinho era a bebida de Dionísio, deus das festas e celebrações, passando depois a ser produzido em diversos países ...

Principais Uvas Viníferas - Tintas Parte 1

Principais uvas viníferas – Tintas Parte 1 Apesar de toda a manipulação humana e a influência do terroir o componente fundamental de um bom vinho é a qualidade da uva que lhe dá origem. Cientistas afirmam que existem cerca de 7000 variedades uvas viníferas mais apenas uma fração destas produzem vinhos comercialmente. Cada micro região em que uma variedade é cultivada, lhe confere características diferentes, entretanto seus principais atributos são mantidos e os conhecendo bem é possível saber o que esperar de um vinho somente pela uva com que foi concebido, mas vale lembrar que o processo de produção e envelhecimento pode alterar o resultado final. Abaixo listo as variedades mais comuns, encontradas no mercado brasileiro: Considerada por muitos autores como a “rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon , não é a uva vinífera mais plantada, em quantidade no mundo, _ a branca Airén detêm esse posto _ entretanto, é a mais difundida, estando presente em praticamente t...

Cantagua Signature Carmenere

Cantagua Signature Carmenere País/ Região: Chile / Vale de Curicó. Produtor:  Viña Cantagua. Castas:   Carmenere Envelhecimento:  Estágio em Inox. Cor:  Rubi intenso com reflexos violáceos. Aroma:  Aromas de amoras negras e nuances de especiarias secas. Paladar:  Médio corpo com taninos de alta qualidade e boa persistência, fim de boca de  amoras negras. Harmonização: Churrasco (especialmente fraldinha), Massas ao molho bolognesa. Volume: 750ml Teor Alcoólico:   13,5%