Pular para o conteúdo principal

Pinot Noir, a uva dos românticos.

             PINOT NOIR, A UVA DOS ROMÂNTICOS.


            Seus vinhos tintos, em geral, são muito perfumados e abrangem uma ampla gama de aromas e sabores. Com corpo e paladar mais leves e delicados, mas ainda assim com belos taninos, que os produzidos com Cabernet Sauvignon, por exemplo, são ideais para acompanhar pratos complexos e sofisticados. Produz também deliciosos espumantes, sendo uma das principais uvas da composição do Champagne onde empresta sua complexidade à bebida dos reis.




            Por ser uma uva delicada com casca fina, sensível as temperes da natureza e avessa a grandes manipulações nas vinícolas sua produção normalmente privilegia a qualidade em detrimento a quantidade, fazendo assim com que seus vinhos, normalmente, possuam preços mais elevados, principalmente os produzidos no Velho Mundo.




            Na sub-região de Côte de Nuits na Borgonha, França, em uma pequena comuna chamada de Vosne-Romanée, a Pinot Noir atingiu sua quintessência com um vinho chamado Romanée-Conti. Suas garrafas, produzidas em quantidades muito limitadas, atingem preços astronômicos, sendo que em 2018 uma única garrafa da safra de 1945 foi leiloada na Sotheby’s de Nova York por mais de R$ 2.000.000,00.

            No Novo Mundo, destacando-se as américas, os produtores conseguem produzir vinhos da uva Pinot Noir com custos menores, proporcionando aos consumidores produtos de ótima relação qualidade x preço tornado estes um produto muito procurado e apreciado pelos brasileiros.

           Em suma, seus vinhos são apaixonantes e ideais para jantares de casais arrebatados pelo amor, fazendo com que estes ganhassem a alcunha de o “vinho dos românticos.”


KAYE YAMAMOTO DE OLIVEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa?

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa? Se você é brasileiro, já sabe bem que a natureza do nosso povo é gostar de festas! Se você não é brasileiro, provavelmente sabe disso também. Nós temos esse gosto em celebrar conquistas, amizades, uniões, dias de sol e até noites gostosas, ou seja, nós gostamos mesmo é de encontrar motivos para festejar. E normalmente, essas celebrações são compostas de muita bebida alcoólica.                         Se perguntarmos o que mais consumimos em festas, rapidamente teremos como resposta cervejas, drinks e coquetéis, mas recentemente está crescendo bastante o consumo de vinhos e espumantes, não só em festas grandes, como também em pequenas reuniões e até mesmo em churrascos. Antigamente, o vinho era a bebida de Dionísio, deus das festas e celebrações, passando depois a ser produzido em diversos países ...

Principais Uvas Viníferas - Tintas Parte 1

Principais uvas viníferas – Tintas Parte 1 Apesar de toda a manipulação humana e a influência do terroir o componente fundamental de um bom vinho é a qualidade da uva que lhe dá origem. Cientistas afirmam que existem cerca de 7000 variedades uvas viníferas mais apenas uma fração destas produzem vinhos comercialmente. Cada micro região em que uma variedade é cultivada, lhe confere características diferentes, entretanto seus principais atributos são mantidos e os conhecendo bem é possível saber o que esperar de um vinho somente pela uva com que foi concebido, mas vale lembrar que o processo de produção e envelhecimento pode alterar o resultado final. Abaixo listo as variedades mais comuns, encontradas no mercado brasileiro: Considerada por muitos autores como a “rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon , não é a uva vinífera mais plantada, em quantidade no mundo, _ a branca Airén detêm esse posto _ entretanto, é a mais difundida, estando presente em praticamente t...

Cantagua Signature Carmenere

Cantagua Signature Carmenere País/ Região: Chile / Vale de Curicó. Produtor:  Viña Cantagua. Castas:   Carmenere Envelhecimento:  Estágio em Inox. Cor:  Rubi intenso com reflexos violáceos. Aroma:  Aromas de amoras negras e nuances de especiarias secas. Paladar:  Médio corpo com taninos de alta qualidade e boa persistência, fim de boca de  amoras negras. Harmonização: Churrasco (especialmente fraldinha), Massas ao molho bolognesa. Volume: 750ml Teor Alcoólico:   13,5%