Pular para o conteúdo principal

Os vinhos da linda Puglia.

OS VINHOS DA linda Puglia.

 

A Apúlia como é chamada em português, é a região no sul da Itália que forma o “calcanhar” da bota no mapa e apesar de ser mundialmente famosa pelas suas belíssimas costas Jônica, com seu mar azul turquesa, e Adriática, de mar esmeralda brilhante, possuí campos agrícolas centenários, dos quais boa parte produzem azeite e vinhos, sobre um clima quente, seco e de solo vermelho de origem vulcânica, riquíssimo em óxido de ferro.

 

Tal solo, oriundo da erosão vulcânica, dá origem à vinhos muito frutados, macios e bem encorpados. Essas características dos vinhos pugliesi se encaixaram como uma uva ao paladar sul-americano, principalmente o brasileiro, que está acostumado com os vinhos aromáticos e com bastante açúcar residual, típico de regiões quentes, se tornando a escolha óbvia para os apreciadores que estão dando os seus primeiros passos no “Velho Mundo” do vinho.

 

 Apesar de produzir vinhos a mais de dois mil anos, a Puglia só ganhou destaque no cenário internacional dos vinhos com a criação da Denominazione di Origine Controllata Primitivo di Manduria em 1974. A Primitivo é uma uva muito comum no sul da Itália, mas na comuna de Manduria, na província pugliese de Taranto, atingiu seu apogeu.

 

É uma uva perfeita para quem gosta de vinhos de estilo mais carnudo, concentrados e com bastante fruta, mas com acidez mais baixa e taninos leves. Embora tenham sido encontradas rastros da cepa na Itália pelo menos desde o século XVIII, existem evidências que o vinho Primitivo tenha sido comercializado em Veneza nos anos 1400. No entanto, um estudo genético mostrou que suas raízes são, na verdade, croatas, onde ela é chamada de Tribidrag. E, para a surpresa de muitos enólogos, ela é geneticamente idêntica à outra uva, a Zinfandel, considerada por muito tempo como uma cepa originalmente californiana.


Outra uva muito famosa da Puglia é a Aglianico_ lê se "Alhiânico". Também conhecida como Ellenico, demanda bastante sol para amadurecer, ou seja, é uma das últimas uvas a ser colhida. Muitos especialistas consideram-na a melhor uva do sul da Itália e uma das 3 melhores do país ao lado da Nebbiolo e Sangiovese. Os vinhos produzidos com esta casta são carinhosamente apelidados de "Barolos do Sul".

 

Destaca-se também nessa região a uva Negroamaro. Essa casta ocorre em todo o sul da Itália, mas é predominante na comuna de Salento e produz vinhos muito escuros, de caráter mais rústico combinando taninos intensos com perfumes frutados. Normalmente utilizada em blends com as castas Malvasia, Sangiovese ou Montepulciano, recentemente seus varietais tem conquistado importantes prêmios.

 

Menos populares aqui no Brasil, mas muito consumido localmente seus brancos e rosés também merecem uma menção, principalmente levando em conta o clima quente, tanto de nosso país quanto da região italiana onde são produzidos, o qual é ideal para o consumo desses tipos de vinhos. 


KAYE YAMAMOTO DE OLIVEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa?

Como Calcular a Quantidade Certa de Vinhos Para Sua Festa? Se você é brasileiro, já sabe bem que a natureza do nosso povo é gostar de festas! Se você não é brasileiro, provavelmente sabe disso também. Nós temos esse gosto em celebrar conquistas, amizades, uniões, dias de sol e até noites gostosas, ou seja, nós gostamos mesmo é de encontrar motivos para festejar. E normalmente, essas celebrações são compostas de muita bebida alcoólica.                         Se perguntarmos o que mais consumimos em festas, rapidamente teremos como resposta cervejas, drinks e coquetéis, mas recentemente está crescendo bastante o consumo de vinhos e espumantes, não só em festas grandes, como também em pequenas reuniões e até mesmo em churrascos. Antigamente, o vinho era a bebida de Dionísio, deus das festas e celebrações, passando depois a ser produzido em diversos países ...

Principais Uvas Viníferas - Tintas Parte 1

Principais uvas viníferas – Tintas Parte 1 Apesar de toda a manipulação humana e a influência do terroir o componente fundamental de um bom vinho é a qualidade da uva que lhe dá origem. Cientistas afirmam que existem cerca de 7000 variedades uvas viníferas mais apenas uma fração destas produzem vinhos comercialmente. Cada micro região em que uma variedade é cultivada, lhe confere características diferentes, entretanto seus principais atributos são mantidos e os conhecendo bem é possível saber o que esperar de um vinho somente pela uva com que foi concebido, mas vale lembrar que o processo de produção e envelhecimento pode alterar o resultado final. Abaixo listo as variedades mais comuns, encontradas no mercado brasileiro: Considerada por muitos autores como a “rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon , não é a uva vinífera mais plantada, em quantidade no mundo, _ a branca Airén detêm esse posto _ entretanto, é a mais difundida, estando presente em praticamente t...

Cantagua Signature Carmenere

Cantagua Signature Carmenere País/ Região: Chile / Vale de Curicó. Produtor:  Viña Cantagua. Castas:   Carmenere Envelhecimento:  Estágio em Inox. Cor:  Rubi intenso com reflexos violáceos. Aroma:  Aromas de amoras negras e nuances de especiarias secas. Paladar:  Médio corpo com taninos de alta qualidade e boa persistência, fim de boca de  amoras negras. Harmonização: Churrasco (especialmente fraldinha), Massas ao molho bolognesa. Volume: 750ml Teor Alcoólico:   13,5%